This is default featured slide 1 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

Conheça mais sobro Ogum

O deus da guerra

São Bartolomeu ou oxumaré?

Que orixá é esse?

This is default featured slide 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

quarta-feira, janeiro 30

Orixás: conhecendo Oxum e seus filhos

Osun, Oshun, Ochun ou Oxum, na Mitologia Yoruba é um orixá feminino. O seu nome deriva do rio Osun( ou Rio Oxum na Africa), que corre na Iorubalândia, região nigeriana de ijexá e Ijebu. O Festival de Oxum é realizado anualmente na cidade de Osogbo, Nigéria. O Bosque Sagrado de Osun-Osogbo, onde se encontra o Templo de Oxum, é Patrimônio Mundial da UNESCO desde 2005.
Através de mamãe Oxum, os fiéis buscam auxílio para a solução de problemas no amor, uma vez que ela é a responsável pelas uniões, e também na vida financeira, a que se deve sua denominação de “Senhora do Ouro”, que outrora era do Cobre, por ser o metal mais valioso da época.
Oferendas são servidas principalmente nas cachoeiras para Mamãe Oxum Na natureza, o culto a Oxum costuma ser realizado nos rios e nas cachoeiras ou próximo às fontes de águas minerais.
Oxum orixá feminina das religiões afro-brasileiras (umbanda e candomblé) é sincretizada no dia 8, com diversas Nossas Senhoras. Na Bahia, ela é tida como Nossa Senhora das Candeias ou Nossa Senhora dos Prazeres. No Sul do Brasil, é muitas vezes sincretizada com Nossa Senhora da Conceição, enquanto no Centro-Oeste e Sudeste é associada ora à denominação de Nossa Senhora, ora com Nossa Senhora da Conceição Aparecida. No Brasil é tradição montar a árvore de Natal e enfeitar a casa no dia 8 de dezembro, dia de N.Sra. da Conceição(ou Concepção), isto é, celebra a Maternidade.
CARACTERÍSTICAS DOS FILHOS DE OXUM Os filhos de Oxum dão muito valor à opinião pública, fazem qualquer coisa para não chocá-la, se adaptar as diferenças com diplomacia. Seus filhos e filhas são doces, sentimentais, agem mais com o coração do que com a razão.Oxum é símbolo da sensibilidade e muitas vezes derrama lágrimas ao incorporar em alguém, característica que se transfere a seus filhos, identificados por chorões. Filhas de Oxum tem intuição forte e podem se tornar líderes espirituais. São extremamente vaidosos e conquistadores, adoram o luxo, a vida social, além de sempre estarem namorando. São obstinadas na procura dos seus objetivos. Oxum, age com estratégia, e por traz da imagem doce de seus filhos esconde-se uma forte determinação e um grande desejo de ascensão social. Têm uma tendência para engordar, devido ao hábito de comer bem. Gostam de festas, vida social e de outros prazeres que a vida lhes possa oferecer. Tendem a uma vida sexual intensa, mas com muita discrição, pois detestam escândalos. O seu amor-próprio é maior e nunca se daria por alguém mais que o necessário. Eles são narcisistas demais para gostar muito de alguém. Graça, vaidade, elegância, aparentando certa preguiça. Charme e beleza definem os filhos de Oxum, que gostam de jóias, perfumes, roupas vistosas e de tudo que é bom e caro. Adoram receber presentes sofisticados. O lado espiritual dos filhos de Oxum é bastante aguçado. Talvez por isso, algumas das maiores Yalorixás (mães-de-santo) da história do Candomblé, tenham sido ou sejam de Oxum.
Saudação Á Oxm: Ora Yêyê Ô! Oxum Rege o Amor, Riqueza, Fecundidade, Gestação e Maternidade
As cores amarelo, ouro, rosa, azul claro são ligadas a divindade. Símbolo: Leque com espelho (Abebé) Seu dia de culto é o Sábado Oferendas: 7 velas brancas e 7 amarelo claro, água mineral canjica branca, fitas amarelo claro e branca. Rosas e palmas amarelas, espelhos, bonecas, etc. e entregues em fontes de águas Doces (Rios, Cachoeiras, Nascentes, Lagoas. Suas ervas: Erva Sta. Maria, Gengibre, erva Cidreira, Gengibre, Camomila, Arnica, Trevo Azedo ou grande, Chuva de Ouro,atraem as bençãos de Oxum. Dia 8 de Dezembro é ideal para os filhos de Oxum prestarem homenagens fazendo oferendas a Orixá e garantirem as bençãos para o próximo ano que inicia.

terça-feira, janeiro 29

Orixás: conhecendo Iemanjá e seus filhos

A expressão Iorubá ”Yèyé omo ejá” que significa “Mãe de peixes” derivou o seu nome. Iemanjá é cultuada na nação de Egbé, perto do rio Yemojá (Yemanjá). No Brasil, considerada rainha das águas e mares.
Orixá-mãe de quase todos os Orixás por isso a ela também pertence a fecundidade. É protetora dos pescadores e jangadeiros. Iemanjá é força maternal da natureza. Rege as uniões, os aniversários, as festas de casamento, todas as comemorações familiares. Ela divide com Oxum a função da maternidade, porém as duas orixás não competem mas cada uma domina a maternidade num momento diferente. A majestade dos mares, senhora dos oceanos, sereia sagrada, Iemanjá é a rainha das águas salgadas, regente absoluta dos lares, protetora da família. Chamada também de Deusa das Pérolas, é aquela que apara a cabeça dos bebês no momento de nascimento.
Iemanjá é a rainha do mar homenageada em 02 de fevereiro e 31 de dezembro. E está associada a Nossa Senhora Aparecida ou Nossa Senhora dos Navegantes.
CARACTERÍSTICAS DOS FILHOS DE IEMANJÁ
Pelo fato de Iemanjá ser a Criação, sua filha normalmente tem um tipo muito maternal. Ela transmite bondade e confiança a todos, grande conselheira e mãe. A porta de sua casa sempre está aberta para todos. Tipo a grande mãe. Aquela mulher amorosa que sempre junta os filhos dos outros com os seus. O homem filho de Iemanjá carrega o mesmo temperamento: é o protetor. Geralmente é calmo e tranqüilo, exceto quando sente-se ameaçado na perda de seus filhos, isto porque não divide isto com ninguém. É sempre discreto e de muito bom gosto. Veste-se com muito capricho. É franco e não admite a mentira. Normalmente fica zangado quando ofendido e o que tem em comum com o orixá Ogum, torna-se muito agressivo e radical. O maior defeito do filho de Iemanjá é o ciúme. É extremamente ciumento com tudo que é seu, principalmente das coisas que estão sob sua guarda. Apreciam o luxo, as jóias caras e os tecidos vistosos e bons perfumes. Entretanto, não possuem a mesma vaidade de Oxum, sempre mais responsáveis e decididos do que os filhos da Oxum. Seus filhos demoram a confiar em alguém, e quando finalmente passam a aceitar uma pessoa no seu verdadeiro círculo de amigos, deixam de ter receios, aceitando-a completamente e defendendo-a, seja nos erros como nos acertos, tendo grande capacidade de perdão. Não esquecem uma ofensa ou traição. Um filho de Iemanjá pode tornar-se rancoroso, remoendo questões antigas por anos e anos sem esquecê-las jamais. Fisicamente,tem um olhar calmo. E são capazes de fazer chantagens emocionais, mas nunca diabólicas. São pessoas que não gostam de viver sozinhas e costumam, por isso casar ou associar-se cedo. Outra curiosidade sobre filhos de Iemanjá é que eles, na maioria não sabem nadar, por terem muito medo de se afogarem
Seus devotos costumam usar Azul e lhe oferecer 7 velas brancas e 7 azuis, champanhe, manjar branco, fitas azuis e orquídeas, angélicas e rosas brancas ou outro tipo de flor branca. O melhor lugar de entrega é na praia. Relacionado com Iemanjá está as ervas: Pata de Vaca, Folhas de Lágrima de Nossa Senhora, Trevo e Chapéu de Couro Seu dia da semana é o sábado e o seu metal é a prata.

sábado, janeiro 26

Orixás: conhecendo Oxalá e seus filhos

OXALÁ: OXAGUIAN ( MOÇO) OU OXALUFAN (VELHO)
O nome Oxalá leva em si, duas palavras do idioma africano: osá (suave) e alá (espécie de pano branco estendido). Na concepção simbólica da expressão, Oxalá representaria um imenso tecido branco, um manto que envolve e agasalha o Mundo. Segundo a cultura africana, Òsalá é aquele que separou o Mundo Material do Mundo Espiritual, ele criou todos os seres vivos, gerou os outros orixás e envolve os atributos da fecundação. Para os Iorubás, Oxalá detém o mais alto poder espiritual a que os homens podem apelar, pois age em todas as esferas das atividades humanas por intermédio dos seus filhos - os outros Orixás.
Oxalá se veste de branco: dentro do espectro solar o branco é a energia que absorve todas as outras. O branco representa todas as possibilidades, a base de qualquer criação. Na África, todos os Orixás relacionados com a criação também estão ligados á luz branca, a cor da criação do mundo. Da união de sua Luz com Iemanjá resultou o nascimento dos outros orixás, seus filhos. Oxalá é além de confiável, paciente e bondoso, que prefere convencer com idéias a impor suas vontades. É um líder absoluto que comanda sem erguer o tom da voz. Seu elemento é o Ar, por isso governa os ventos, modela as nuvens, possibilita a criatividade. A vibração protetora de Oxalá é a fonte inspiradora dos artistas, cirurgiões, arquitetos e escritores. Considerado o senhor da inteligência, aquele que ora, vigia e organiza. Senhor da paz e de todos os começos e de todas as realizações. A cor de Oxalá é o branco levemente mesclado com azul; ou somente branco. O dia consagrado para ambos é a sexta-feira.
Sua saudação é ÈPA BÀBÁ! CARACTERÍSTICAS DOS FILHOS De acordo com as lendas, Oxalá embriagou-se várias vezes com vinho de palma, fato que tornou a bebida alcoólica uma das restrições. Por causa de outra lenda, em que Exú suja suas roupas brancas por três vezes com sal, azeite de dendê e carvão, estes elementos também se tornaram restrição aos filhos de Oxalá. Nenhuma comida de Oxalá leva sal ou dendê. Um filho de Oxalá jamais deverá usar roupas pretas ou vermelhas, por serem essas as cores de Exú. Também em função das lendas, o dia de Oxalá é a sexta-feira. Na umbanda, tanto no Brasil quanto em outros países, todos os iniciados e frequentadores costumam vestir-se de branco em homenagem a Oxalá. Os filhos de Oxalá de desentendem com filhos de Iansã,Ogum e Xangô, principalmente.   Pode-se ver muitos filhos de Oxalá atuando em ong’s e projetos assistenciais, e que trazem facilidades e  modernidades, estando sempre na torcida pelo sucesso alheio. Os filhos de Oxalá são pessoas normalmente tranquilas, de andar sereno, são pacientes e amáveis. Perdoam facilmente, sabem ver que sentimentos negativos só atrasam. Sabem conquistar com seu jeitinho elegante e sincero. São calmos e dóceis, andam com a postura reta, que representa sua natural elegância. Tem gostos caros e apreciam um bom vinho. A sua principal característica é a impecável organização no dia a dia, principalmente em escritórios e documentos; escrita organizada, como atas, registros, anotações, arquivos e contabilidade. Seu Amalá ou seja em suas oferendas se incluem: 14 velas brancas, água mineral, canjica branca servido em louça branca, fitas e flores brancas. O local de entrega deve ser muito bonito e cheio de paz, como uma colina limpa, ou junto de uma entrega para Iemanjá, na praia. Na mata, as ervas correspondentes a Oxalá são a Camomila, Arruda, Erva Cidreira, Folhas de Girassol e o Boldo. Eleve sempre ao pai Oxalá pensamentos de paz e gratidão. Salve!

sexta-feira, janeiro 25

Veja imagens de uma seção de Umbanda de paz e luz

O evento aconteceu dia 19 de Janeiro, quando os nossos irmãos de fé comemoram o dia do Orixá da Paz.
Ao chegarmos na Passagem molhada, realizamos uma seção, pedindo a Oxalá que nos proteja o ano inteiro, como sempre fez.
Nossas próximas imagens mostrarão os bastidores desse manifesto.