terça-feira, janeiro 29

Orixás: conhecendo Iemanjá e seus filhos

A expressão Iorubá ”Yèyé omo ejá” que significa “Mãe de peixes” derivou o seu nome. Iemanjá é cultuada na nação de Egbé, perto do rio Yemojá (Yemanjá). No Brasil, considerada rainha das águas e mares.
Orixá-mãe de quase todos os Orixás por isso a ela também pertence a fecundidade. É protetora dos pescadores e jangadeiros. Iemanjá é força maternal da natureza. Rege as uniões, os aniversários, as festas de casamento, todas as comemorações familiares. Ela divide com Oxum a função da maternidade, porém as duas orixás não competem mas cada uma domina a maternidade num momento diferente. A majestade dos mares, senhora dos oceanos, sereia sagrada, Iemanjá é a rainha das águas salgadas, regente absoluta dos lares, protetora da família. Chamada também de Deusa das Pérolas, é aquela que apara a cabeça dos bebês no momento de nascimento.
Iemanjá é a rainha do mar homenageada em 02 de fevereiro e 31 de dezembro. E está associada a Nossa Senhora Aparecida ou Nossa Senhora dos Navegantes.
CARACTERÍSTICAS DOS FILHOS DE IEMANJÁ
Pelo fato de Iemanjá ser a Criação, sua filha normalmente tem um tipo muito maternal. Ela transmite bondade e confiança a todos, grande conselheira e mãe. A porta de sua casa sempre está aberta para todos. Tipo a grande mãe. Aquela mulher amorosa que sempre junta os filhos dos outros com os seus. O homem filho de Iemanjá carrega o mesmo temperamento: é o protetor. Geralmente é calmo e tranqüilo, exceto quando sente-se ameaçado na perda de seus filhos, isto porque não divide isto com ninguém. É sempre discreto e de muito bom gosto. Veste-se com muito capricho. É franco e não admite a mentira. Normalmente fica zangado quando ofendido e o que tem em comum com o orixá Ogum, torna-se muito agressivo e radical. O maior defeito do filho de Iemanjá é o ciúme. É extremamente ciumento com tudo que é seu, principalmente das coisas que estão sob sua guarda. Apreciam o luxo, as jóias caras e os tecidos vistosos e bons perfumes. Entretanto, não possuem a mesma vaidade de Oxum, sempre mais responsáveis e decididos do que os filhos da Oxum. Seus filhos demoram a confiar em alguém, e quando finalmente passam a aceitar uma pessoa no seu verdadeiro círculo de amigos, deixam de ter receios, aceitando-a completamente e defendendo-a, seja nos erros como nos acertos, tendo grande capacidade de perdão. Não esquecem uma ofensa ou traição. Um filho de Iemanjá pode tornar-se rancoroso, remoendo questões antigas por anos e anos sem esquecê-las jamais. Fisicamente,tem um olhar calmo. E são capazes de fazer chantagens emocionais, mas nunca diabólicas. São pessoas que não gostam de viver sozinhas e costumam, por isso casar ou associar-se cedo. Outra curiosidade sobre filhos de Iemanjá é que eles, na maioria não sabem nadar, por terem muito medo de se afogarem
Seus devotos costumam usar Azul e lhe oferecer 7 velas brancas e 7 azuis, champanhe, manjar branco, fitas azuis e orquídeas, angélicas e rosas brancas ou outro tipo de flor branca. O melhor lugar de entrega é na praia. Relacionado com Iemanjá está as ervas: Pata de Vaca, Folhas de Lágrima de Nossa Senhora, Trevo e Chapéu de Couro Seu dia da semana é o sábado e o seu metal é a prata.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.