quarta-feira, janeiro 30

Orixás: conhecendo Oxum e seus filhos

Osun, Oshun, Ochun ou Oxum, na Mitologia Yoruba é um orixá feminino. O seu nome deriva do rio Osun( ou Rio Oxum na Africa), que corre na Iorubalândia, região nigeriana de ijexá e Ijebu. O Festival de Oxum é realizado anualmente na cidade de Osogbo, Nigéria. O Bosque Sagrado de Osun-Osogbo, onde se encontra o Templo de Oxum, é Patrimônio Mundial da UNESCO desde 2005.
Através de mamãe Oxum, os fiéis buscam auxílio para a solução de problemas no amor, uma vez que ela é a responsável pelas uniões, e também na vida financeira, a que se deve sua denominação de “Senhora do Ouro”, que outrora era do Cobre, por ser o metal mais valioso da época.
Oferendas são servidas principalmente nas cachoeiras para Mamãe Oxum Na natureza, o culto a Oxum costuma ser realizado nos rios e nas cachoeiras ou próximo às fontes de águas minerais.
Oxum orixá feminina das religiões afro-brasileiras (umbanda e candomblé) é sincretizada no dia 8, com diversas Nossas Senhoras. Na Bahia, ela é tida como Nossa Senhora das Candeias ou Nossa Senhora dos Prazeres. No Sul do Brasil, é muitas vezes sincretizada com Nossa Senhora da Conceição, enquanto no Centro-Oeste e Sudeste é associada ora à denominação de Nossa Senhora, ora com Nossa Senhora da Conceição Aparecida. No Brasil é tradição montar a árvore de Natal e enfeitar a casa no dia 8 de dezembro, dia de N.Sra. da Conceição(ou Concepção), isto é, celebra a Maternidade.
CARACTERÍSTICAS DOS FILHOS DE OXUM Os filhos de Oxum dão muito valor à opinião pública, fazem qualquer coisa para não chocá-la, se adaptar as diferenças com diplomacia. Seus filhos e filhas são doces, sentimentais, agem mais com o coração do que com a razão.Oxum é símbolo da sensibilidade e muitas vezes derrama lágrimas ao incorporar em alguém, característica que se transfere a seus filhos, identificados por chorões. Filhas de Oxum tem intuição forte e podem se tornar líderes espirituais. São extremamente vaidosos e conquistadores, adoram o luxo, a vida social, além de sempre estarem namorando. São obstinadas na procura dos seus objetivos. Oxum, age com estratégia, e por traz da imagem doce de seus filhos esconde-se uma forte determinação e um grande desejo de ascensão social. Têm uma tendência para engordar, devido ao hábito de comer bem. Gostam de festas, vida social e de outros prazeres que a vida lhes possa oferecer. Tendem a uma vida sexual intensa, mas com muita discrição, pois detestam escândalos. O seu amor-próprio é maior e nunca se daria por alguém mais que o necessário. Eles são narcisistas demais para gostar muito de alguém. Graça, vaidade, elegância, aparentando certa preguiça. Charme e beleza definem os filhos de Oxum, que gostam de jóias, perfumes, roupas vistosas e de tudo que é bom e caro. Adoram receber presentes sofisticados. O lado espiritual dos filhos de Oxum é bastante aguçado. Talvez por isso, algumas das maiores Yalorixás (mães-de-santo) da história do Candomblé, tenham sido ou sejam de Oxum.
Saudação Á Oxm: Ora Yêyê Ô! Oxum Rege o Amor, Riqueza, Fecundidade, Gestação e Maternidade
As cores amarelo, ouro, rosa, azul claro são ligadas a divindade. Símbolo: Leque com espelho (Abebé) Seu dia de culto é o Sábado Oferendas: 7 velas brancas e 7 amarelo claro, água mineral canjica branca, fitas amarelo claro e branca. Rosas e palmas amarelas, espelhos, bonecas, etc. e entregues em fontes de águas Doces (Rios, Cachoeiras, Nascentes, Lagoas. Suas ervas: Erva Sta. Maria, Gengibre, erva Cidreira, Gengibre, Camomila, Arnica, Trevo Azedo ou grande, Chuva de Ouro,atraem as bençãos de Oxum. Dia 8 de Dezembro é ideal para os filhos de Oxum prestarem homenagens fazendo oferendas a Orixá e garantirem as bençãos para o próximo ano que inicia.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.