sábado, janeiro 26

Orixás: conhecendo Oxalá e seus filhos

OXALÁ: OXAGUIAN ( MOÇO) OU OXALUFAN (VELHO)
O nome Oxalá leva em si, duas palavras do idioma africano: osá (suave) e alá (espécie de pano branco estendido). Na concepção simbólica da expressão, Oxalá representaria um imenso tecido branco, um manto que envolve e agasalha o Mundo. Segundo a cultura africana, Òsalá é aquele que separou o Mundo Material do Mundo Espiritual, ele criou todos os seres vivos, gerou os outros orixás e envolve os atributos da fecundação. Para os Iorubás, Oxalá detém o mais alto poder espiritual a que os homens podem apelar, pois age em todas as esferas das atividades humanas por intermédio dos seus filhos - os outros Orixás.
Oxalá se veste de branco: dentro do espectro solar o branco é a energia que absorve todas as outras. O branco representa todas as possibilidades, a base de qualquer criação. Na África, todos os Orixás relacionados com a criação também estão ligados á luz branca, a cor da criação do mundo. Da união de sua Luz com Iemanjá resultou o nascimento dos outros orixás, seus filhos. Oxalá é além de confiável, paciente e bondoso, que prefere convencer com idéias a impor suas vontades. É um líder absoluto que comanda sem erguer o tom da voz. Seu elemento é o Ar, por isso governa os ventos, modela as nuvens, possibilita a criatividade. A vibração protetora de Oxalá é a fonte inspiradora dos artistas, cirurgiões, arquitetos e escritores. Considerado o senhor da inteligência, aquele que ora, vigia e organiza. Senhor da paz e de todos os começos e de todas as realizações. A cor de Oxalá é o branco levemente mesclado com azul; ou somente branco. O dia consagrado para ambos é a sexta-feira.
Sua saudação é ÈPA BÀBÁ! CARACTERÍSTICAS DOS FILHOS De acordo com as lendas, Oxalá embriagou-se várias vezes com vinho de palma, fato que tornou a bebida alcoólica uma das restrições. Por causa de outra lenda, em que Exú suja suas roupas brancas por três vezes com sal, azeite de dendê e carvão, estes elementos também se tornaram restrição aos filhos de Oxalá. Nenhuma comida de Oxalá leva sal ou dendê. Um filho de Oxalá jamais deverá usar roupas pretas ou vermelhas, por serem essas as cores de Exú. Também em função das lendas, o dia de Oxalá é a sexta-feira. Na umbanda, tanto no Brasil quanto em outros países, todos os iniciados e frequentadores costumam vestir-se de branco em homenagem a Oxalá. Os filhos de Oxalá de desentendem com filhos de Iansã,Ogum e Xangô, principalmente.   Pode-se ver muitos filhos de Oxalá atuando em ong’s e projetos assistenciais, e que trazem facilidades e  modernidades, estando sempre na torcida pelo sucesso alheio. Os filhos de Oxalá são pessoas normalmente tranquilas, de andar sereno, são pacientes e amáveis. Perdoam facilmente, sabem ver que sentimentos negativos só atrasam. Sabem conquistar com seu jeitinho elegante e sincero. São calmos e dóceis, andam com a postura reta, que representa sua natural elegância. Tem gostos caros e apreciam um bom vinho. A sua principal característica é a impecável organização no dia a dia, principalmente em escritórios e documentos; escrita organizada, como atas, registros, anotações, arquivos e contabilidade. Seu Amalá ou seja em suas oferendas se incluem: 14 velas brancas, água mineral, canjica branca servido em louça branca, fitas e flores brancas. O local de entrega deve ser muito bonito e cheio de paz, como uma colina limpa, ou junto de uma entrega para Iemanjá, na praia. Na mata, as ervas correspondentes a Oxalá são a Camomila, Arruda, Erva Cidreira, Folhas de Girassol e o Boldo. Eleve sempre ao pai Oxalá pensamentos de paz e gratidão. Salve!

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.