sexta-feira, fevereiro 8

Orixás: conhecendo Iansã e seus filhos

O nome Iansã é um título que Oyá recebeu de Xangô. Esse título faz referência ao entardecer, Iansã pode ser traduzido como "a mãe do céu rosado ou a mãe do entardecer". Ao contrário do que muitos pensam Iansã não quer dizer a mãe dos nove. Xangô a chamava de Iansã pois dizia que Oyá era radiante como o entardecer ou como o céu rosado e é por isso que o rosa é sua cor por excelência. Iansã tornou-se a Senhora dos ventos e das tempestades. Sua maior qualidade é a Determinação, e Iansã sempre diz o que pensa.
Orixá guerreira, Oyá esposa amada de Xangô, recebe dele o título de Iansã que faz referência ao entardecer, que pode ser traduzido como “a mãe do céu rosado” ou a “mãe do entardecer” portanto o rosa é a de Iansã cor por excelência.
Na mitologia iorubá, Xangô casou-se com três de suas irmãs, deusas de rios: Oyá a deusa do Rio Niger, Oxum, deusa do rio Osun e Obá, deusa do rio Obá. Nas lendas provenientes do candomblé, Iansã foi mulher de Ogum e depois Xangô conquistou o seu coração e a tomou de Ogum. Iansã costuma ser saudada após os trovões, não pelo raio em si (propriedade de Xangô ao qual ela costuma ter acesso), mas principalmente porque Iansã é uma das mais apaixonadas amantes de Xangô, e o senhor da justiça não atingiria quem se lembrasse do nome da amada. Ao mesmo tempo, ela é a senhora do vento e, conseqüentemente, da tempestade. Além do bambuzal e da morte, animais: cabra, coruja e está ligada ao número 9 e ao fogo.
Iansã, ou Oyá, é um orixá que, no Brasil, é sincretizada como Santa Bárbara. Homenageada em 04 de dezembro.
CARACTERÍSTICAS DOS FILHOS DE IANSÃ Seu filho tem uma personalidade extrovertida e marcante em qualquer ambiente, pois já de cara revela as suas opiniões, vontades e desejos. Se achar que estar com a razão, vai passar por cima de qualquer contradição e nunca se importando com criticas. É uma pessoa muito alegre e firme. Mas, quando se zanga, discute, bate, grita e chora; pois não sabe disfarçar a alegria, a raiva ou a tristeza. Não tem medo de nada. Enfrenta qualquer situação de peito aberto. Quando sente ciúmes, torna-se mau-humorado com o par.
imagem de Iansã não mostra muita feminilidade, pois está presente tanto nos campos de batalha, onde se resolvem as grandes lutas, como nos caminhos cheios de risco e de aventura ou seja, está sempre longe do lar; Iansã não gosta dos afazeres domésticos. Em contrapartida, Iansã é extremamente sensual, apaixona-se com freqüência e por várioas pessoas. Suas zangas são terríveis, seus arrependimentos dramáticos, seus triunfos são publicos, e não quer saber de menores. Iansã é o tipo de mulher que, em vez de ficar no lar, vai à guerra. São assim os filhos de Iansã, que preferem as batalhas grandes e dramáticas ao cotidiano repetitivo. Costumam exagerar quando o assunto é competição, quando jogam são dominadores. Ao contrário, porém, da busca da disciplina militar dos filhos de Ogum, os filhos de Iansã costumam ser mais egoístas, achando que podem vencer todos os problemas da vida. Iansã é a orixá guerreira que não gosta dos afazeres domésticos e dificilmente perdoa uma traição. Iansã é capaz de mudar todo o rumo da uma vida por um amor ou por um ideal. Talvez uma repentina conversão religiosa, fazendo com que uma pessoa mude completamente de código de valores morais e até de eixo base de sua vida, pode acontecer com os filhos de Iansã num dado momento de sua vida.
Mas se um filho de Iansã mudar de ideia não há o que impeça de fazer mais uma mudança radical. São de Iansã, aquelas pessoas que podem ter um desastroso ataque de ira no meio de uma festa, num acontecimento social, na casa de um amigo. E as vezes essa raiva só acaba se extravasar tudo pra fora e depois voltar as pazes com pessoa que estava discutindo. É contraditório, mas Iansã é assim. Enfim, seu temperamento sensual e seus desejos pode levá-la a aventuras amorosas extraconjugais e o que não as impede de continuarem muito ciumentas dos seus maridos, por elas mesmas enganados. Mas quando estão amando verdadeiramente são dedicadas a uma pessoa e são extremamente companheiras. Quando possessos, não há ética que segure os filhos de Iansã, dispostos a destruir tudo como a ventania forte e arrasadora.
Na liturgia da umbanda, Iansã é senhora dos eguns, espíritos dos mortos, considerados de caô baixo no Candomblé. Na umbanda a guia de Iansã é de cor laranja(coral) e no candomblé é vermelha. No candomblé também é chamada de Oyá. Seu dia da semana é quarta-feira e sua saudação é "Eparrei". Oyá, Iansã ou Inhançã é a orixá dos ventos e dos raios, a deusa que comanda as tempestades e também o espírito dos mortos, os quais controla com um rabo de cavalo chamado Eruexim um dos seus símbolos.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.