sexta-feira, fevereiro 1

Orixás: conhecendo Ogum e seus filhos

Ogum (em yoruba: Ògún) é, na mitologia yoruba, o orixá ferreiro, senhor dos metais. O próprio Ogum forjava suas ferramentas, tanto para a caça, como para a agricultura, e para a guerra. Na África seu culto é restrito aos homens. Era o filho mais velho de Oduduwa. Ogum é considerado o primeiro dos orixás a descer do Orun (o céu), para o Aiye (a Terra), é também chamado por Ògún, Ogoun, Gu, Ogou, Ogun e Oggún que significa o "primeiro orixá a vir para a Terra".
Era um guerreiro que brigava contra os reinos vizinhos. Dessas expedições, ele trazia sempre riquezas e muitos escravos. Guerreou contra a cidade de Ará e a destruiu. Saqueou e devastou muitos outros estados e apossou-se da cidade de Irê,destituiu o rei, e instalou seu próprio filho no trono. Suas principais marcas é o temperamento forte, personalidade impulsiva, não muito voltado ao perdão fácil. Ele perseguem energicamente seus objetivos e não se desencorajam por nada. Ele representa o triunfo nos momentos difíceis. Outro teria abandonado o combate e perdido toda a esperança, mas esse Orixá não.
No Candomblé Ogum é o Orixá ferreiro dono de todos os caminhos e encruzilhadas junto com seu irmão Exu, também é tido como irmão de Oxossi e uma ligação muito forte com Oxaguian de quem é inseparável, aparece como o Senhor das guerras e demandas, suas cores são Azul cobalto e o verde e na Umbanda sua cor é o vermelho.
É representado, no Brasil, como São Jorge; como tal, é poderoso e triunfal, mas também exibe a raiva e destrutividade do guerreiro cuja força e violência pode virar contra a comunidade que ele serve. Sua comemoração anual é no dia 23 de Dezembro. E seu dia é a Terça-feira! Ogum é o orixá da guerra, da coragem, o protetor dos templos, das casas, dos caminhos. Também da espada, facão, corrente de ferro. E das cores Vermelha e Branca Ogum foi quem que forjou o obé (faca usada nos rituais). Seu simbolo é o idá (espada de ferro)
“Ogunhê!" : Saudação a Ogum. Agrada-se com inhame, feijoada e cerveja branca.
CARACTERÍSTICAS DOS FILHOS DE OGUM Os filhos de Ogum perseguem tenazmente um objetivo: quando o atinge, imediatamente o larga e parte em procura de outro. Seu bio tipo é magro e procura sempre estar bem fisicamente, por isso gosta de praticar o esporte. É agitado, impaciente e afoito. Tem decisões precipitadas. Inicia tudo sem se preocupar como vai terminar e nem quando. Por amar o desafio sempre está buscando uma tarefa considerada impossível.
Uma marca muito forte de sua personalidade é tornar-se violento repentinamente. Seu gênio é muito forte. Não admite a injustiça e costuma proteger os mais fracos, assumindo integralmente a situação daquele que quer proteger. Leal e correto é um líder. Sabe mandar sem nenhum constrangimento e ao mesmo tempo sabe ser mandado, desde que não seja desrespeitado. Adapta-se facilmente em qualquer lugar. Come para viver, não fazendo questão da qualidade ou paladar da comida. As armas de fogo, facas, espadas e das coisas eitas em ferro ou latão fazem o gosto dos filhos do Ogum, talvez por ele ser o Orixá do Ferro e do Fogo. É franco, muitas vezes até com assustadora agressividade. Não faz rodeio para dizer as coisas. Não admite a fraqueza, falsidade e a falta de garra. O difícil é a sua maior tentação.
Seu temperamento rebelde o torna desde a infância uma pessoa de difícil trato. Como não depende de ninguém para vencer suas dificuldades, com o crescimento vai se libertando e se acomodando às suas necessidades. A medida que seu gênio impulsivo cede lugar ao equilibro a sua vida fica bem mais fácil. Quando ele consegue esperar ao menos 24 hs. para decidir uma situação qualquer muitos revezes seriam evitados, muito embora, por mais incrível que pareça, são calculistas e estrategistas. Contar até 10 antes de deixar explodir sua zanga, também lhe evitaria muitos remorsos. Seu maior defeito é o gênio impulsivo e sua maior qualidade é que sempre, seja pelo caminho que for, será sempre um vencedor.
Filhos de Ogum possuem humor inconstante, podendo ter curtos-circuitos de personalidade. São do tipo de pessoas super obstinadas, mas pela sua visível honestidade difícilmente são odiados. Seu Amalá contém 14 velas branca e vermelha ou 7 brancas e 7 vermelhas, cerveja branca em coité, 7 charutos, peixe de escama e de água doce, ou camarão seco, amendoins e frutas, de preferência, dentre elas, uma manga (melhor a espada), fitas vermelha e branca. Devem ser entregue numa campina Sua eras são: Aroeira, Pata de Vaca, Carqueja, Comigo Ninguém Pode, Folhas de Romã, Espada de S. Jorge, Flecha de Ogum, Cinco Folhas, Macaé, Folhas de Jurubeba.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.